O brasileiro realmente tem aversão ao mercado de capitais? - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O brasileiro realmente tem aversão ao mercado de capitais?

Estive lendo um livro que falava que na década de 1990, nos EUA, 50% dos adultos eram acionistas de alguma empresa, diretamente ou por meio de fundos. Fiquei imaginando qual seria esse número aqui no Brasil (também motivado por umas afirmações que vi em uma monografia que participarei da banca amanhã).

Em uma rápida pesquisa eu encontrei a quantidade pessoas físicas que atualmente negociam na BM&FBovespa e encontrei um site que, de maneira mais fácil do que o IBGE, me mostrava qual é a população brasileira economicamente ativa (PEA) - esse número era de 79 milhões no final de 2012, então considerei que isso não mudou, porque não queria perder tempo no site do IBGE.

Com base nesses dados coletados, podemos verificar que éramos, em 2002, 85.249 e agora somos 417.312 (com dados atualizados até julho/2014). O período em que tivemos mais investidores foi em 2010 (ano em que eu entrei): quase 460 mil.

Indo ao que interessa, entre 2002 e 2010 o número de investidores cresceu à taxas médias de 31,28% ao ano. A média não é uma boa medida porque tivemos alguns outliers, como o ano de 2007 quando o número de investidores mais que dobrou (para quem não lembra, 2007 foi o nosso pico histórico de IPOs no Brasil também).

Porém, apesar de parecer muita coisa, quando analisamos isso com base na população economicamente ativa, percebemos que hoje apenas 0,70% dessas pessoas possuem investimentos no mercado brasileiro de capitais (*com algumas ressalvas). Será que é falta de dinheiro? Será que é falta de educação financeira? O que eu sei é que essas pessoas estão perdendo boas oportunidades de investimentos no longo prazo.

Precisamos de mais políticas de educação financeira, precisamos focar isso desde a educação básica. Precisamos estimular o Bovespa Mais. Resumindo: precisamos mudar a nossa mentalidade. Precisamos ser mais investidores educados.

*Ressalvas:
Obs1: Critério considera o CPF cadastrado em cada agente de custódia, ou seja, pode contabilizar o mesmo investidor caso ele possua conta em mais de um corretora.

Obs2: Conta ativa na CBLC significa: 
::Investidores que possuíam ações ou outros ativos na Bovespa até o último dia útil do mês de referência. É o estoque.

::Estoque: quantidade total de investidores que possuem ações ou outros ativos passíveis de negociação na Bovespa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate