Relatórios de valuation do período 2014.1 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 2 de agosto de 2014

Relatórios de valuation do período 2014.1

No total, eu recebi 7 valuations de empresas brasileiras de capital aberto. De forma geral, os alunos fizeram o que foi mostrado em sala. Alguns cometeram alguns equívocos que foram identificados e alertados por email.

Dentre essas 7 avaliações, eu selecionei duas que estavam mais organizadas e continham um número menor de "erros" (elas podem ser acessadas aqui). Então, para ajudar as próximas turmas nesse trabalho, eu estou divulgando-as, porém enfatizo que essa foi a primeira vez que esses alunos fizeram esse tipo de trabalho, o que pode gerar expectativas muito otimistas ou pessimistas (se eles tiverem sido bem treinados pelos Professores contadores que tiveram ao longo do curso). Espera-se que as próximas turmas partam dessa base, e busquem sempre melhorar, até porque o trabalho ficará mais fácil, pois não serão os primeiros a fazer.

 Além do citado, algumas coisas me chamaram a atenção nesses trabalhos específicos, coisas que eu não entendi e que poderiam modificar o resultado final (1 a 5 foi para a Petrobras, da 6 em diante foi Arezzo):


1. A questão do beta desalavancado não ficou clara, então não posso fazer muita inferência sobre isso. Não sei se foi usado o alavancado pela estrutura de capital do país ou se usaram o desalavancado (perigo) etc.

 2. A estimação do lambda não ficou clara.

3. A questão do custo médio de financiamento também acho que é meio arriscada

4. Não entendi o cálculo do WACC real.

5. O reinvestimento foi desconsiderado. Isso faz com que o FCL fique mais alto.

6. Não ficou claro se no WACC foi considerado o benefício tributário da dívida.

7. A fórmula usada na perpetuidade (Modelo de Gordon) está incorreta.

Boa parte dessas dúvidas e desconfianças minhas existiram porque os alunos fizeram toda a análise com os dados gratuitamente disponíveis. Em uma análise profissional eles teriam acesso a informações melhores, facilitando seu trabalho.

ENFATIZANDO:

Esse é um trabalho de alunos, contém alguns erros e não é indicado para tomar decisões de investimentos. Além disso, todo semestre eu incluo algo novo na disciplina, não vimos diversas questões específicas que poderiam ter sido vistas, apenas uma "estrutura conceitual" da valuation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate