Características das empresas e o uso do hedge accounting - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sábado, 17 de junho de 2017

Características das empresas e o uso do hedge accounting

Mariana Ribeiro Pereira, Carolina Moreira Pereira, Marlon Mendes Silva e Laura Edith Taboada Pinheiro trataram de um tema que voltou a ser polêmico nos últimos meses: hedge accounting

Desde 2013 a Petrobras vem aparecendo nos noticiários especializados no mundo corporativo por possíveis problemas relacionados à adoção do hedge accounting - prática que foi questionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em um ofício enviado pela CVM, no dia 03/03/2017, foi determinado que a Petrobras refizesse e reapresentasse os seus números desde 2013. Em resposta, a Petrobras afirmou que faz tudo de acordo com a norma e que nenhum auditor independente apresentou ressalvas quanto aos procedimentos adotados.

Feita esta introdução ao tema, o artigo “Características econômicas de empresas e uso de hedge accounting: um estudo em empresas do setor de consumo não cíclico listadas no novo mercado da BM&Bovespa” verificou a existência de associação entre o uso de hedge accounting, o fato da companhia estar listada no Novo Mercado e algumas características econômicas das empresas  de consumo não cíclico, além de analisar a evolução da divulgação de hedge accounting neste mesmo período.


As evidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxy do uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizaram e divulgaram o hedge accounting cresceu, o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.

O artigo poderá ser acessado no seguinte link: http://periodicos.ufpb.br/index.php/recfin/article/view/32040

A RECFin atualmente está classificada como B3 no Qualis de Administração, Ciências Contábeis e Turismo e aceita novas submissões de artigos continuamente.
#RECFin #PPGCC #UFPB #HEDGE #HedgeAccounting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate