[SLIDES] Aula 0 de Valuation - 2018.1 - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 17 de julho de 2018

[SLIDES] Aula 0 de Valuation - 2018.1

Aqui estão os slides da aula de ontem. Divulguei apenas hoje porque algumas coisas eram surpresa, então vocês não poderiam ter acesso ao material antes.













2 comentários:

  1. Sobre o viés do avaliador: No relatório de avaliação da arteris pela BNP, cujo link se encontra no slide 23. Ná página 39 do relatório sobre o calculo do beta alavancado existe um erro: beta alavancado=beta*(1+(1-T)*D/E)=0,57*(1+(1-0,34)*0,65/0,35)=1,268 oque destoa um pouco do resultado divulgado de 1,28. Obviamente não sem razão, maiores custos de capital, menos viável é o projeto ou, menor valor tem a ação que está sendo descontada enfim... Outra coisa interessante é q apesar de a alavancagem alvo ser 185,7%, ela destoa muito desses valores na própria previsão do primeiro ano 6m2015 cujo endividamento é 210%, Obviamente a arteris pretende ao longo do tempo atingir essa alavancagem e portanto pra ser fiel a metodologia descrita no próprio relatório o wacc como sendo uma função da alavancagem, também é função do tempo nesse caso... Isto até diminuiria o valor da ação pois a alavancagem é maior no presente do que a alvo e o custo da divida é menor que o custo de capital... Enfim o avaliador supos que ela conseguiria atingir essa alavancagem abruptamente já no primeiro ano de previsão mesmo contraditoriamente divulgando na pagina 23 na previsão de 6M2015 do balanço um endividamento de 210%. sabemos como isso funciona na pratica claro que qualquer coisa menor ou muito próxima do valor da ação cotada na época seria rejeitada ou sofreria muita pressão por parte dos outros investidores...
    Professor, de longe, esse blog pra quem quer se aventurar a aprender sobre avaliação de empresas, é o melhor que eu já tive a oportunidade de estar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses relatórios de OPA são ótimos estudos de caso. Daria para discutir uma aula toda sobre um único relatório. Alguns daria até para discutir uma semana inteira!

      Dá uma olhada no relatório número 9, da Verolme.

      Excluir

Translate