Nove países concorrem no Desafio Sebrae (DS) Internacional - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 25 de março de 2011

Nove países concorrem no Desafio Sebrae (DS) Internacional

O Brasil sempre ganha essa etapa internacional do DS. O DS é uma ferramenta de aprendizado muito interessante e amplamente divulgada nas faculdades e universidades. Eu participei algumas vezes do jogo, sendo terceiro colocado na etapa estadual da PB em uma delas. É uma experiência muito boa. Indico para todos os alunos de qualquer tipo de graduação. Vale a pena.

Decisão do jogo acontece de 27 a 30 de março, no Rio, com participação de estudantes brasileiros e do exterior

Universitários da Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Panamá, além do Brasil, participam, de domingo, 27, a quarta-feira, 30, da final internacional do Desafio Sebrae no Rio de Janeiro. A disputa será realizada com as equipes vencedoras do jogo em seus respectivos países. Cada grupo reúne de três a cinco pessoas. Na edição 2010 foram mais de 160 mil inscritos em todo o país.

Para este ano, o tema do jogo é “Instrumentos Musicais de Percussão”. Os participantes precisam estimular sua capacidade empreendedora e simular o gerenciamento de um pequeno negócio relacionado ao tema. Eles têm de identificar as oportunidades de mercado, as fragilidades da empresa, saber trabalhar estoque, logística, preço e outros pontos. Ganha o jogo a equipe que apresentar os melhores resultados.


Segundo Lídia Henrique, da equipe técnica do jogo, o perfil dos jovens estrangeiros em relação à tomada de decisões se assemelha ao dos brasileiros. “Eles têm a mesma garra, o mesmo direcionamento”, diz. Ela conta que a aceitação do projeto fora do Brasil é a melhor possível. O Desafio Sebrae Internacional está em sua décima edição. Lídia ressalta que o jogo permite que os universitários tenham visão de que eles próprios podem produzir conhecimento, inovação e gerar negócios. “O projeto desperta o empreendedorismo e ajuda estes jovens a terem um norte na vida profissional”, destaca.


Premiação-
Todos os participantes estrangeiros, ao vencerem em seus países de origem, receberam como prêmio uma viagem ao Rio de Janeiro, onde participam da final e realizam visitas relacionadas ao tema empreendedorismo. A premiação da equipe brasileira é uma viagem à Espanha. Os vencedores do Desafio Sebrae Internacional ganham troféu e certificado.

Imprensa-
Durante os dias 29 e 30 jornalistas de todo o país foram estarão presentes para acompanhar a disputa internacional. A organização do Desafio também simulará um jogo semelhante com os profissionais da imprensa que elencará a equipe vencedora. Os jornalistas também participam da cerimônia de entrega do prêmio aos grandes ganhadores da edição e de uma entrevista coletiva com o presidente do Sebrae Nacional, Luis Barreto. A Paraíba será representada pelo jornalista de economia Thadeu Rodrigues,do Jornal Correio da Paraíba.

Fonte: Agência SEBRAE/PB de notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate