A importância do Profissional Contábil para o País – O ano da Contabilidade no Brasil - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A importância do Profissional Contábil para o País – O ano da Contabilidade no Brasil



 Esse texto foi escrito por Márcia Tavares, doutoranda da UnB/UFPB/UFRN, para um projeto do CRC-PE.

O Profissional contábil tem tanta importância que é difícil elencar pontos específicos de sua contribuição e não esquecer alguma. Irei me esforçar nesta árdua tarefa.

A contabilidade nasceu para gerar informações cujo objetivo é subsidiar os gestores na tomada de decisões, auxiliando-os a gerir eficientemente os recursos da entidade, com o objetivo de aumentar sua riqueza. Quanto maior é esta riqueza, maior é a distribuição para a sociedade, seja por meio de pagamentos aos funcionários, ao Governo, aos credores e aos acionistas.

Ao mesmo tempo em que contribui com informações gerenciais, o profissional contábil comunica o resultado das decisões, traduz à política de gestão adotada e permite à sociedade exercer julgamento sobre a utilização dos recursos financeiros, humanos e estruturais, possibilitando que a sociedade avalie se a firma foi capaz de gerar riqueza, com a utilização dos recursos por ela emprestados. Portanto, o profissional contábil é o comunicador oficial da realidade organizacional, comunicando o que ocorreu no passado, gerando indícios do que ocorrerá no futuro. Assim, o pensamento antigo de que a contabilidade é um mal necessário e servia apenas para apurar tributos, está fora da realidade atual.

O maior centro de informações sobre o negócio se encontra na contabilidade que apresenta o presente e sinaliza para o futuro de cada negócio. A contabilidade é o instrumento que, se bem utilizado, pode evitar o fechamento do seu negócio além de auxiliar na eficiência dos recursos e com isso aumentar a riqueza de uma empresa. Lembre-se então que, quanto maior sua organização, maior a necessidade de recursos humanos, financeiros e tecnológicos. Quanto mais transparente for à contabilidade, melhor o poder de captação destes recursos. A empresa é a maior propulsora da economia e a contabilidade permite que as relações entre os agentes econômicos se deem de forma clara e transparente. Portanto, caso o profissional contábil não seja escutado na sua organização, comece a dar voz e vez as suas informações e pare de gerenciar seu negócio com base apenas em expectativas ou no fluxo de caixa do período.

Márcia Ferreira Neves Tavares
Sócia da Ferreira & Associados Auditores Independentes S/S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate