Chamada de Artigos - Fórum Temático "Comportamento Organizacional & Diversidade" - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Chamada de Artigos - Fórum Temático "Comportamento Organizacional & Diversidade"

Segue email recebido da TPA:


Caros leitores,

A Revista Teoria e Prática em Administração (TPA), publicação do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA/UFPB), convida pesquisadores a apresentarem artigos sobre o tema “Comportamento Organizacional e Diversidade”. O objetivo é promover a discussão integrada sobre os temas, voltando-se para a gestão de pessoas nas organizações.

Editores especiais:

Kely César Martins de Paiva (CEPEAD - UFMG) José Ricardo Costa de Mendonça (PROPAD - UFPE)

As pesquisas sobre o comportamento organizacional e sobre a diversidade não são recentes, mas têm ganhado impulso no Brasil devido a diversos
aspectos: na academia, as dificuldades em torno de delimitações conceituais e de campos de pesquisa têm privilegiado alguns temas em detrimento de outros e, em ambos os casos, contribuído para avanços nas políticas e práticas de gestão aquém de seu potencial; já nas empresas, duas situações têm sido relatadas nos estudos, sendo a primeira o tratamento superficial e ideológico dessas questões e, a segunda, o despreparo dos responsáveis pela gestão de pessoas em lidar com os processos envolvidos, suas causas e consequências.

Assim sendo, percebe-se como fundamental conhecer não apenas os resultados das pesquisas, mas também os aportes metodológicos que têm permitido aos pesquisadores se aproximarem dos fenômenos em foco, melhor delimitarem e aprofundarem nas temáticas, ampliarem as discussões e contribuírem para a difusão desse conhecimento, extremamente útil aos gestores e às organizações brasileiras.

Eixos temáticos propostos

A princípio, sugere-se a submissão de artigos que considerem ambos os eixos temáticos, integrando-os nos estudos, quais sejam:

Sobre Comportamento Organizacional:
- Valores pessoais, organizacionais e do trabalho;
- Comprometimento organizacional e vínculos;
- Qualidade de vida no trabalho, estresse ocupacional e síndrome de burnout;
- Justiça organizacional e atitudes retaliatórias;

Sobre Diversidade:
- gênero;
- orientação sexual;
- gerações;
- orientação religiosa;
- pessoas com necessidades especiais;
- cor de pele, etnias.

Estudos que considerem aspectos críticos relacionados aos eixos temáticos também são bem vindos, assim como os de aportes metodológicos tradicionais e diferenciados.

Como os eixos não se esgotam nos temas indicados e nem encerram a complexidade das discussões nos campos definidos, os artigos submetidos que não se enquadrem diretamente nesses eixos serão analisados pela editoria especial e julgados quanto à sua pertinência e adequação à temática principal.

Prazo final para submissão
10 de dezembro de 2013

Observações finais
O Fórum Temático será publicado na segunda edição da TPA, em 2014, tendo em vista os prazos de emissão de pareceres, correções e envio de versões finais pelos autores.

Os trabalhos dirigidos à este fórum especial devem ser submetidos diretamente na página da TPA (http://www.ccsa.ufpb.br/tpa/). Na mensagem ao editor, por favor, indiquem “artigo submetido ao Fórum temático Comportamento Organizacional e Diversidade”.

No caso de dúvidas relacionadas a este fórum, favor entrar em contato com os editores especiais, professora Kely César Martins de Paiva
(kelypaiva@face.ufmg.br) e professor José Ricardo Costa de Mendonça (jrcm@ufpe.br).


Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

Diogo Henrique Helal
Editor-Chefe
UFPB
diogohh@yahoo.com.br
________________________________________________________________________
TPA - Teoria e Prática em Administração
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate