Carreira na Contabilidade: extensão universitária - Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

Blog ContabilidadeMQ

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Carreira na Contabilidade: extensão universitária

Dando continuidade à primeira semana de postagens sobre carreira na contabilidade (leia o post anterior), traremos agora a experiência de Ana Karla de Lucena Gomes. Ana Karla é bacharel em Ciências Contábeis pela UFPB e foi auditora assistente na Deloitte.



A participação na extensão possibilita ao aluno a capacidade de lidar com pessoas que poderão ser seus clientes no futuro, uma vez que os alunos de projetos de extensão na nossa área, geralmente, tratam de problemas diversos nos quais as empresas se deparam, funcionando a extensão como uma espécie de treinamento para o trato com o cliente no futuro.

Ana Karla dividiu seu texto em três partes, como segue:


      1)      Interesse pelo projeto de Extensão
O interesse em participar de projeto de extensão surgiu a partir da minha necessidade de querer por em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, uma vez que, a extensão é uma oportunidade de o discente exercitar a teoria transmitida pelo docente ao âmbito exterior à Universidade. Além disso, o que também me estimulou foi o enriquecimento curricular, uma vez que o aluno que participa de Projetos de Extensão aperfeiçoa suas técnicas de aprendizado de forma única e diferenciada daqueles que se limitam apenas ao ensino de sala de aula. As atividades de extensão me permitiram a possibilidade de vivenciar momentos e experiências que me forneceram amadurecimento maior no momento de tomar decisões, de argumentar e de me posicionar em determinadas situações.

      2)      Experiência durante o projeto
 A extensão universitária consiste na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos alunos, à comunidade em que encontra-se introduzida. Sendo assim, a participação no projeto foi de grande relevância na minha formação acadêmica, visto que me proporcionou a concretização do aprendizado pela aplicação.
Posso afirmar que a participação no projeto de extensão me proveu uma excelente bagagem curricular, uma vez que, durante o período de execução foram organizadas diversas ações, tais como, palestras, cursos, oficinas, de modo que nós, os próprios alunos, éramos os responsáveis por organizar e gerenciar as supracitadas ações. Dessa maneira, pude manter contato com diversos empresários do seguimento contábil, além de alguns gestores de Instituições de interesse público e professores de outras Instituições, aumentando exponencialmente meu network.  Além do que, em determinadas situações se fez necessário que nós, alunos, ministrássemos algumas aulas, o que nos obrigava a estudar e praticar a oratória, fazendo-nos perder o medo de falar em público.

      3)      Implicações do projeto na carreira profissional
A participação no projeto foi importante para minha carreira profissional, de maneira que, me proporcionou amadurecimento e crescimento pessoal, tornando-me mais dinâmica, proativa e comunicativa.


2 comentários:

Translate